11.6.07

Paulo Freire,Rubem Alves, Computadores e Deus

Segundo Rubem Alves, no capítulo sobre Computadores e Deus, no livro "Entre a Ciência e a sapiência", quando fala sobre relógios e computadores, enquanto o relógio ajudou os homens a entender o universo em séculos passados, o computador nos ajuda a ter uma visão nova do universo.
"... O computador me faz pensar sobre o universo. Ele me torna filósofo. E, se eu não tomar cuidado, me torna até teólogo..."
Graças e invenção do computador temos acesso as idéias de Paulo Freire que demonstra a força desta ferramenta para a aprendizagem desde que através do acesso fácil a uma nova visão do universo o indivíduo se torne capaz de pensar e agir sobre seu próprio universo.

Parte do texto Paulo Freire e as tecnologias:
PAULO FREIRE: RE-LEITURA PARA UMA TEORIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Margarita Victoria Gomez
"De qualquer modo, desde uma ótica freireana, os computadores e a leitura não são incompatíveis, nem perturbam ou impedem a leitura e a escrita. Mas, se se pretende desenvolver a competência comunicativa dos alunos por meio do desempenho nos computadores, tem que se começar por considerar as teorias crítico-construtivistas em relação à transformação do discurso escrito, tanto na alfabetização básica como no desempenho de habilidades de escrita mais avançadas. Nesse sentido, a mídia pode contribuir como ferramenta para aprender, bem como servir de objeto de conhecimento. "