4.7.07

Proa 14 B


Resolução cooperativa de Problemas- Proa 14 B
Estou matriculada nesta disciplina desde o dia 29/06, sexta-feira. Como tenho como hábito estudar nas tardes e noites das terça, quartas e quintas- feiras, só tive acesso a essa informação ontem. A primeira atividade é criar uma situação-problema. Estive lendo o material disponível no wiki, e os textos e reflexões são interessantes. Não consegui a senha para fazer o login e postar no wiki, mas já enviei solicitação de ajuda a colegas e professores estou aguardando retorno.
Uma situação-problema que exige uma resolução cooperativa:
Como manter a harmonia familiar em um lar formado por 5 pessoas, sendo o casal e três filhos.O casal é formado pelo pai que é profissional autônomo , a mãe é professora, trabalha 40 horas. Os filhos: -uma adolescente de 17 anos, concluindo o estágio do Curso Normal, - um pré-adolescente de 12 anos, cursando a 6ª série e a caçula, com 7 anos, na 1ª série em plena fase da descoberta do mundo da leitura e da escrita. Justifica-se a resolucão cooperativa pela evidente necessidade de trabalho em equipe para dar conta das situações relacionadas à: - higiene ( pessoal e do espaço físico da família) o orçamento não permite a contratação de uma empregada doméstica;- a nutrição (a correta alimentação da família); - a informaçãoxconhecimentos(todos estão sempre estudando, lendo e aprendendo,são apenas dois computadores para 5 pessoas) e finalmente o lazer e o descanso (afinal, todos merecemos).

Trabalhando no TCC


As vantagens da metodologia de projetos de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos é questão que pretendo trabalhar no meu TCC. Meu objetivo é demonstrar através do relato e da análise da experiência, realizada no mês de março e abril com alunos, que existem muitas vantagens em utilizar a metodologia de projetos de aprendizagem, aliada ao uso das tecnologias:
*Jovens e adultos têm muitas curiosiodades, interesses, que podem e devem ser aproveitados no cotidiano da sala de aula;
*As questões formuladas pelos meus alunos e tranformadas em Pas, demonstram e evidenciam o grande potencial dos alunos;
* O trabalho em grupo de forma colaborativa e cooperativa proporciona momentos de trocas e vivências fundamentais para aprendizagem;
* O compromisso de trabalho em equipe por parte dos professores e o envolvimento da equipe diretiva da Escola na utilização da metodologia de Pas enriquece e torna prazeiroso o ato de ensinar;
* O uso das tecnologias, o acesso a internet possibilita que alunos e professores sejam co-responsáveis pela qualidade da informação, pela tranformação da informação em conhecimentos, isto é, pelo êxito na conclusão dos projetos.