22.7.06

Qual é a questão? Projeto? O que é?Como se faz?

ANÁLISE DOS TEXTOS :Qual é a questão? e Projeto? O que é? Como se faz?
Após uma leitura reflexiva deste dois textos tive que repensar minha análise do texto anterior ?questões inteligentes?. Qual é a questão relata experiências de crianças, que nós, professores estamos esquecidos ou não queremos lembrar quanto nossos alunos podem desenvolver questões inteligentes a partir de uma metodologia de PA. Senti ao refletir sobre estes textos que minha participação em um PA, só aconteceu quando participei de uma capacitação no NTE, em 2004 e está ocorrendo agora na disciplina PROA 1. Outros projetos foram projetos de ensino e não de aprendizagem.
Hoje ao conversar com minha de filha de 6 anos,comprovei que a curiosidade das crianças pode e deve ser aproveitada desde a educação infantil. Está uma tarde ensolarada e no céu ela viu para-quedas e perguntou-me: por que, mamãe estão soltando para-quedas tão perto de nossa casa? Respondi: parece perto , minha filha, mas é longe , daqui dá para ver o céu bem de longe. Continuando a conversa ela disse: -então estão soltando para-quedas em São Paulo ! Ela já aprendeu que São Paulo é longe, porque tem uma tia que mora lá e não nos visita muito seguido em função da distância.
Ao desenvolver a metodologia de PA, estaremos aproveitando as aprendizagens de nossos alunos,enquanto que o projetos de ensino é totalmente conduzido,pela escola, pelo professor e muitas vezes ignora conhecimentos prévios.
A utilização dos laboratórios de informática com acesso a internet poderá provocar mudanças significativas na Escola tradicional somente com a efetivação de uma metodologia de PA que requer muito estudo, participação, ousadia em mudar, em repensar questões como:- Como o aluno aprende?-Como ficam os currículos? E o papel do professor?Como administrar a mudança na Escola? Na minha escola, que está para receber 10 computadores, para + de 500 alunos,há uma expectativa e um desejo por parte de todos na concretização do Laboratório de Informática, porém, voltando as questões acima, sinto um desafio muito grande em convencer meus colegas a desenvolver a metodologia de Pas. Por outro lado, na minha disciplina, Ciências, surgem muitas idéias, para por em prática com meus alunos, utilizando a informática. É possível adotar a metodologia de PA em uma disciplina? Como fica questão da interdisciplinaridade? Haverá aprendizagem ou ensino? Como poderei repassar a metodologia de PA a meus colegas? Enfim, são questões e mais questões....

21.7.06

Aprendendo a trabalhar no wiki

Hoje, decidi que vou estudar muito até conseguir trabalhar no meu projeto, no wiki. Li e reli todo o forum sobre wiki, PROA 11.Imprimi algumas mensagens com orientações de colegas e do prof. Crediné. Ainda tenho duvidas sobre como combinar com meu grupo o que deverá ser publicado no wiki.Devo abrir uma página só para minha pergunta? Este final de semana. com certeza, chama-se "decifrando wiki".
www.novaescola.org.br ,na edição de maio/2006,é a revista que trás o artigo "A moda é ser rebelde" com dicas de como usar os modismos a favor da educação. Acredito que essas dicas são importantes no projeto modernidade e gostaria de incluí-las no wiki.Preciso descobrir como fazer isso. Hoje, é sexta-feira, até domingo espero ter sucesso na minha proposição.

fotos do aniversário da Laura

Estas fotos foram enviadas pela minha colega e amiga Elisete.Como ela conseguiu postar no meu blog? Adorei as fotos.Minha filhinha,linda é de blusinha laranja. Gloria Maria.

19.7.06

Adolescentes


A moda é ser rebelde é um artigo da revista nova escola que tem tudo a ver com nosso projeto "MODERNIDADE", pois, relaciona a televisão, os recursos tecnologicos, a moda e o adolescente.