18.8.07

"Conhecimento é maravilhoso,mas sabedoria ainda é melhor"


Meus sábados envolvem muitas aprendizagens. Começo com a TV, bem cedinho, através dos programas Globo Ciência, Globo Ecologia, Ação, Vida e Saúde e depois continuo com a leitura do Jornal Zero Hora.
Hoje a coluna de Moacir Scliar, no caderno vida, nos brinda com uma frase da Doutora Kai Redfield Jamison, em seu livro Uma Mente Inquieta : "Conhecimento é maravilhoso, mas sabedoria ainda é melhor"
Esta frase combina muito bem com o que venho desenvolvendo no meu TCC, na experiência de projetos de aprendizagens com o uso das tecnologias, na Educação de Jovens e Adultos.
Trabalhando com jovens e adultos no ensino noturno há dezesseis anos, fica claro que todos os alunos tem consigo uma grande bagagem cultural rica em sabedorias, mas falta-lhes, talvez, o conhecimento. Com o uso do computador, da internet este conhecimento pode e deve ser acessado e utilizado como ferramenta na busca de seus objetivos, sejam eles, melhorar sua qualificação profissional ou a certificação tão fundamental na melhoria de sua qualidade de vida.
São as diversas mídias como a TV, jornais e a internet que nos proporcionam reflexões interessantes, pois, ao começar meus trabalhos no PC, nesta manhã nublada e fria de sábado, visitando o blog de Zé Roig, meu colega de curso, também encontrei uma frase muito especial: "Mais do que máquinas, precisamos de humanidade".Charles Chaplin, e que diz: (...) Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos muito pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência, e tudo será perdido. Mais do que educadores, transmissores de de conhecimentos, precisamos tranformar a sabedoria de nossos alunos em conhecimentos e habilidades necessárias a suas aprendizagens, pois só quando conhecemos muito bem determinado assunto é que nos tornaremos verdadeiros sábios.

15.8.07

Silêncio virtual

Quando estamos falando de EAD, nada pode ser mais cruel do que o silêncio virtual. Tenho trabalhado diariamente no meu TCC, e aguardo os comentários do meu orientador. Abro o meu email e nada. Seu silêncio virtual me preocupa,vou prosseguindo, mas seria muito bom saber se estou no caminho certo ou não.

Hoje, li na Revista Mestre, edição de agosto de 2007, o texto do professor Gabriel Perissé, " O telefone celular, a internet e a Escola", onde fica claro que temos que integrar o celular e a internet a nossa prática pedagógica. Através deste curso aprendo todos os dias sobre as possibilidades da internet nas minhas aulas. Quanto ao celular tenho minhas restrições, mas nas palavras do autor "proibir é infrutífero.Quanto mais proibição, mais desobediência." Penso que quanto ao uso do celular como forma de se comunicar durante as aulas, ou para produzir vídeos e fotos dos colegas e da atuação dos professores devemos dialogar, negociar com nossos alunos sobre a questão ética que está envolvida neste tipo de situação.