9.9.08

Recordar é viver!

     Hoje, respondendo ao questionário de avaliação do curso Proa-UFRGS, retornei as páginas realizadas durante o curso. São muitos wikis, blogs, textos,mapas conceituais,  postagens. Projetos meus, projetos de meus alunos, mensagens do orientador, dos professores, dos monitores, dos colegas. Tudo está disponível num simples click. Cada vez acredito que aprendi muito nessa pós-graduação a distância, percebo o quanto a tecnologia pode e deve colaborar com a aprendizagem tanto de professores como de nossos alunos. 
    Agora estou aprendendo a trabalhar com o linux. Já posso concluir que não é complicado.Nossos alunos, com sua costumeira curiosidade não terão grande dificuldades em utilizar também este sistema operacional. Na internet, nos blogs não percebi mudanças significativas. O fundamental é que nós, educadores, estejamos sempre dispostos a aprender, aprender,aprender...
    No material escolar de meu filho, encontrei uma texto, sem autor, que fala de quatro tipos de alunos que transcrevo abaixo:
Os quatro alunos
Eram quatro rapazes que estudavam numa escola em uma mesma classe: ARREPENDIDO, FALSO, MINIMO E QUERO TENTAR.
ARREPENDIDO era um jovem  desanimado com os estudos, não fazia nada na sala de aula e muito menos os deveres de casa.Não pensava no seu futuro e vivia achando que estava perdendo tempo naquela escola e por isso arrependia-se por não poder ficar  pelas ruas com seus colegas. Por não gostar de estudar  tirava notas baixas.
FALSO  era um guri mentiroso e um pouco preguiçoso para com os estudos.Ou copiava de alguém ou falsificava o que fazia, na realidade mesmo nada fazia e  era tão  falso quanto sua própria nota apesar de ser razoável pois tudo que precisava era "colar" ou confiar no amigo na hora da avaliação, raramente isso falhava.
MINIMO era um adolescente que não pensava em ir muito longe , para este o que importava era conseguir uma nota que o aprovasse, portanto  estudava pouco, mas não "colava" nas avaliações e não passava disso, 60 % era o bastante e contentava-se com este mínimo. Sempre tinha um pensamento: "tenho boas notas porque não perdi nenhuma".
QUERO-TENTAR gostava do que fazia. Quando lhe apresentavam algo novo, um problema que ele não soubesse, ele dizia "vou tentar resolvê-lo" e quase sempre conseguia mesmo. Não era  nem mais, nem menos inteligente que os outros, mas tinha força de vontade. Suas notas eram boas, porém, não estudava para tirar notas e sim para ficar sabendo. Este era aluno todos os dias e sua persistência o ajudava a vencer.
Assim, Quero-tentar era o primeiro da classe. Em termos  de aprendizagem. Mínimo era o penúltimo.Falso era o último, pois só tinha nota e não sabia nada, e Arrependido abandonou a escola.
Hoje, todos já são homens feitos e cada um teve seu destino.
ARREPENDIDO  mora numa grande favela chamada TARDE- DEMAIS.
FALSO  queria ser político, mas foi infeliz, porque descobriram sua falsidade. Foi julgado, condenado por um Juiz chamado VERDADE.
MINIMO com seu conhecimento mínimo, é soldado mínimo das Forças Armadas, ganha um salário mínimo e tem um comandante muito exigente chamado MÁXIMO que sempre lhe cobra 100%.
QUERO-TENTAR se saiu melhor e hoje é presidente de um País chamado "REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DOS  SUCESSOS"

 Esta é uma história que se passou em qualquer canto do Brasil, em qualquer escola, com qualquer aluno, comigo, com você... E quanto ao uso das tecnologias da informação e da comunicação na aprendizagem? Temos que ser do tipo QUERO-TENTAR. Eu estou tentado e você?