25.8.06

Conteúdos: Para quê? Por quê?

Ontem à noite, participei de uma palestra "Pedagogia do Amor" com Gabriel Chalita. Foi uma oportunidade única de ouvi-lo em nossa cidade. O palestrante falou por quase duas horas para centenas de pessoas, todas no mais absoluto silêncio, pois não dava para perder nada. Citações de autores, poetas, escritores, exemplos de vida de alguém que entende como acontece a aprendizagem no ser humano. O saber vem do latim da palavra sabor.Ensinar é como cozinhar. Tudo passa pela educação, pela Escola, pela atuação do professor,seu papel não é mais transmitir conhecimentos,mas sim transformar as informações que os alunos detêm em conhecimento. Quanto aos conteúdos, este deve ser significativo para o aluno.Entendo que para que o conteúdo seja significativo, conforme o texto "Conteúdos:Para quê? Por quê?"cabe aos professores discutir com seus alunos,compreender seu nível de conceituação acerca dos conteúdos,acompanhar a linha de raciocínio ou compreensão atual para desafiá-los através de perguntas inteligentes,problematizar a realidade, abrir novas relações e, também, sistematizar e formalizar os conteúdos através das informações e das construções de seus alunos. Somente numa metodologia de PA é que vamos ter em nossas salas de aula, alunos interessados, participativos e realmente passando por um processo de aprendizagem.

24.8.06

Leituras

Adoro ler. Quando passo em livrarias,tento resistir a compra de livros, às vezes, não consigo. Ontem adquiri, de Icamy Tiba, o livro Ensinar Aprendendo. Fala dos novos paradigmas da educação. Estou apenas no inicio da leitura,mas está sendo muito bom.Recomendo a todos.Trás contribuições interessantes para minha pesquisa sobre como o adolescente vê a Escola. O papel do professor deve ser o de orientador. Um projeto de aprendizagem exige esta mudança. Temos que aprender junto com nossos alunos. Quando conseguirmos fazer com que os adolescentes, na sala de aula,tornem-se agentes da apredizagem, estaremos desenvolvendo sua participação, interesse e dedicação aos estudos. O autor cita que o uso do computador é um momento que podemos utilizar os saberes de nosso alunos, para aprimorarmos os nossos saberes em informática,pois, muitos alunos já dominam esse assunto.

22.8.06

Atividades do curso

As atividades deste curso são interessantes.Como foi bom a realização de ficha de leitura da Proa 3. Escolher um texto: tive que ler vários. Optar pelo texto sobre Bullying foi uma decisão criteriosa, pois, aprendi muito com este texto. Convivo com este fenômeno todos os dias. Os meus colegas, educadores, também convivem e, com certeza, vão gostar deste artigo. Acho muito legal que possamos participar contribuindo e lendo os textos enviados pelos colegas. É quase como se pudéssemos trocar experiências em uma sala de aula normal.