19.9.06

Construtivismo- Piaget

"O Construtivismo de Jean Piaget
A obra de Jean Piaget é considerada por muitos autores como de uma abordagem Cognitivista. É assim que a professora Mizukami (1986) a classifica. Aqui, no entanto, vamos considerar o trabalho de Piaget como dentro do Construtivismo, para diferenciá-lo do trabalho cognitivista de David Ausubel. Há muitos autores construtivistas de grande valor para um fundamento didático. Exemplo deles são Constance Kamii, Vygotsky, Wallon, Emilia Ferreiro e Lauro de Oliveira Lima. Segundo Piaget (1976 a), a evolução do conhecimento científico teve três fases bem claras:
Antes do Helenismo, a humanidade viveu séculos sem se preocupar muito com as explicações do ?porquê? dos fenômenos. A essa fase da História Piaget denominou de empírica, pois o homem mais praticava do que explicava. Com os Gregos, a civilização iniciou sua fase gnóstica, em que o homem tentou explicar racionalmente os fenômenos. Aí que teve início nosso conhecimento científico ocidental. Mais recentemente, na concepção de Piaget, a ciência não pergunta mais somente ?por que acontece este ou aquele fenômeno?. Ela quer saber é ?para que serve esta explicação científica?. Temos, então, a fase da aplicação na indústria de nossos dias. Assim teria sido a evolução da inteligência da humanidade. Torna-se iimportante salientar que o homem levou séculos para ultrapassar o simples empirismo. Para chegar a teorizar, a civilização teve de fazer, manusear e intuir durante milhares de anos. Este foi o percurso natural da espécie humana. Toda a obra piagetiana demonstra que este também é o percurso natural de desenvolvimento da interligência de cada ser humano. Há uma fase em que a criança tem uma inteligência prática ? ela é mais adiantada em ação do que em palavras; há outra em que ela faz afirmações a respeito do mundo sem se preocupar em demonstrar ou justificar; e há outra fase em que a pessoa realiza uma auto-submissão a uma disciplina qualquer, aplicando a si própria um plano de vida (PIAGET, 1976 b). O que se pergunta, então, é: por que a escola não dá tempo para o aluno manusear algo, antes de ele compreender a explicação científica? Piaget jamais criou um método de ensino. No entanto, qualquer que seja o interesse de aplicarmos esses fundamentos, deveríamos chegar a um ensino que tivesse as seguintes características (cf. RONCA e ESCOBAR, 1980):
procedimento indutivo;
possibilidade de erros;
participação do aluno."
O texto acima foi pesquisado com intenções de aprofundar meus conhecimentos sobre o construtivismo de Piaget

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco