29.8.10

Site muito bom- Educar para Crescer

TECNOLOGIA

4 passos da alfabetização digital

Foto: Cintia Sanchez

http://educarparacrescer.abril.com.br/ é o site onde li transcrevo esta reportagem sobre tecnologias. Trata-se de um site bem interessante com assuntos do cotidiano dos educadores.









" Ser alfabetizado, saber ler, escrever e as quatro operações matemáticas, já se sabe há muito tempo, é requisito para a plena inserção do cidadão na sociedade. Mas, na medida em que a sociedade se organiza cada vez mais em torno da internet, criando a "Sociedade da Informação", outra alfabetização além desta é necessária: a alfabetização digital. Assim como não aprendemos automaticamente a escrever quando ganhamos uma caneta ou um lápis, também não aprendemos a usar todas as potencialidades do computador e da internet sem um treinamento adequado.
Quais são as habilidades chaves desta nova alfabetização? A aprendizagem de ferramentas de comunicação digital e a existência de redes para acessar, manipular, criar e avaliar informação, segundo a Comissão Européia para a promoção da alfabetização digital. Ou, como define o educador Celso Niskier:

-aprender a colaborar,

-aprender a usar a informação,

-aprender a resolver problemas e

-aprender a aprender".


Nenhum comentário: